Computador não liga, travamento, internet, rede.

0- Computador não liga

#Verificar cabo de força, estabilizador, filtro de linha, chave de liga e desliga atrás da fonte do computador. Caso o led do gabinete esteja piscando, dar-se um sinal que tem corrente elétrica.
Se o gabinete só da uma leve piscada no led e para, sinal que a fonte esteja com problema.

1- Computador apresenta erros tipo
"no boot"
"Reboot and Select proper Boot device"
"UEFI boot device"

#Possivel problema no HD ou SSD - Sistema inicialização corrompido - Seleção MBR - AHCI - UEFI incorretas na BIOS -  Fonte ATX com problema - Seletor de tensão da fonte, selecionado modo incorreto a tensão de entrada "Rede direta, estabilizador ou nobreak" - Cabo sata defeito - conector força sata com defeito.

2- Computador liga, porém sem vídeo, e o led do gabinete não pisca em processamento.

#Possivel problema na memória, sujeira / mal contato ou defeito.
Fonte ATX com problema - Seletor de tensão da fonte, selecionado modo incorreto a tensão de entrada "Rede direta, estabilizador ou nobreak" 
"Caso tenha placa vídeo off-board, talvez tenha defeito"

3- Computador liga, porém sem vídeo, MÁS o led do gabinete pisca em processamento.

#Verificar o monitor, cabo VGA ou HDMI- reiniciar o computador forçadamente desligando geral
Caso seja Windows 10 ou superior, usar o comando pra reiniciar o vídeo
Ctrl Shift Windows B

4- Computador liga, mas parece travado, não consigo clicar nos ícones

#Verificar mouse, caso tenha acesso remoto instalado, acessar por outro computador e verificar se ocorre o o problema.

5- Computador liga, mas digita repetidamente as letras, tipo. Aoonde, vvaaamoosss etc.

#Provavel problema elétrico, muito ruído na rede elétrica, Fonte ATX com problema, Verificar posição correta do Fase e Neutro da tomada, verificar se o aterramento tá correto, caso não esteja, melhor desligar
"Para amenizar o problema, utilizar filtro de linha de boa qualidade "Clamper"

6- Computador liga, área de trabalho fica piscando, tipo reiniciando / atualizando, Windows 10 ou superior

#Possivel problema de permissão de arquivos ou atalhos, entrar em modo segurança e remover todo conteúdo da área de trabalho pra uma nova pasta
*Para entrar modo seguro, reiniciar o pc, pressionar F8 várias vezes, entrar em solução de problemas, configuração de inicialização, modo seguro com rede.

7- Não consigo acessar site tal, nenhum computador acessa.

#Desligar e religar o modem "onu" e roteador
Verificar com o provedor de internet suas configurações no modem "onu" / roteador
*Caso o problema seja especifico em somente um computador, verificar endereço DNS, HTTPS, Certificados vencidos, TLS 1.0 -1.1 - 1.2
Tentar em todos navegadores, Chrome, EDGE, Firefox Mozilla
Reiniciar o computador

8- Computador não imprime

#Deletar todas tarefas de impressões, reiniciar o computador e impressora.
*Modo avançado, abrir a pasta  C:\Windows\System32\spool\PRINTERS

Verificar se há arquivos dentro, caso tenha, apagar todos, mas antes você deve para o serviço de impressão. Vai no pesquisar do Windows e procure por "services.msc" vá até Spooler de Impressão e clique em parar, agora você pode apagar os arquivos da pasta. Depois de apagar, você pode voltar lá e clicar em Iniciar o serviço.

9- Impressora de rede não imprime "Epson via Wifi"

#Desligar o roteador e impressora e religar
*Verificar rotador e endereços de DNS com seu provedor, obrigatório roteador ter endereço DNS local e não somente DNS externos.

10- Computador não abre programas, não salva documentos

#Verificar antivírus caso tenta algum aviso, solucionar o problema e reiniciar o computador 

11- Computador diz ter internet mas não abre nenhuma página, Wifi funciona em alguns aparelhos e outros não.

#Veficiar roteador, endereços DNS do roteador, reiniciar computador
*Caso necessário, adicionar manualmente DNS fixo no adaptador de rede do computador, sempre mantendo um endereço DNS externo e um Local, pra bom funcionamento da rede interna.

12- Computador lento, travando.

#Abrir gerenciador de tarefas, CTRL SHIFT ESC, verificar o uso CPU, Memória e DISCO
*Caso uso de disco estiver muito alto, capaz de você ainda estar utilizando HD mecânico, recomendado substituição por um SSD "Preferencia modelo KC600 da Kingston"
Caso na aba memória estiver marcando somente 4Gb no total, também recomendado aumentar para 8Gb ou 12Gb a depender do equipamento e disponibilidade de slots

#Outro caso pode ser vírus, caso não se enquadre nos dados acima. Verificar o antivírus e mensagens de alerta.
#Também caso já tenta SSD ou NVME, pode ter perca de desempenho, problema de fabrica. 

13- Computador reiniciando, entrando modo reparo automático.

#Provavel problema no HD ou SSD, verificar também estado da fonte ATX

14- Não consigo salvar arquivo dentro pasta Caixa, Sefip, DMA

#Provavelmente problema de permissões da pasta, salvar o arquivo temporariamente em outro local

15- Computador lento travando, porém ele já tem SSD e 8Gb memória, começou a lentidão essa semana 01 a 09 Setembro 2023

#Caso utilize sistema SIEG, abra o gerenciador de tarefas, vá em Inicializar, desative o SIEG e reinicie o computador

16- DNS para utilização externa - Google 8.8.8.8 - Giga DNS 189.38.95.95 - Cloudflare 1.1.1.1

*Utilizar junto ao DNS local ex: 192.168.0.1 - 192.168.1.1 - 192.168.x.x - 10.0.0.1
Vai depender do endereço de gatway de sua rede.

17- Lista suporte técnico 

Holística: https://wa.me/5574988313021

Caixa Conectividade: 0800 104 0 104

Domínio Sistemas: https://suporte.dominioatendimento.com/login.html

Sieg: https://auth.sieg.com/login?ReturnUrl=https%3a%2f%2fapp.sieg.com%2fsuporte-chat





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